quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

07-A Grande Tribulação

A Grande Tribulação será um período de sofrimentos de grandes proporções. O Profeta Daniel falou a respeito desse período, sendo como um tempo de angústia qual nunca houve na face da terra. Esse tempo refere-se a um tempo de Grande aflição que Israel terá que passar juntamente com os ímpios, e com aqueles que não foram arrebatados com Cristo. O profeta Jeremias também  profetizou a respeito desse período  sombrio que virá sobre toda  a humanide:
Jeremias 30.7 -Ah! Que grande é aquele dia, e não há outro semelhante! É tempo de angústia para Jacó; ele, porém, será livre dela.
Desde que nasceu no coração de Lúcifer a vontade de ser igual a Deus e desde que caiu, o mesmo tenta estabelecer um reino sob o seu domínio , mas sempre o desejo de Lúcifer fracassou. Sempre quando um homem tenta dominar sozinho o mundo, vemos a tentativa de Lúcifer querer cumprir o tão sonhado desejo de dominar sozinho o mundo. O Soberano Deus sempre intervê e não permiti tal coisa acontecer antes do seu parecer. Quando contemplamos os dias atuais com suas crises políticas e sociais, podemos entender que o Diabo já está preparando o seu esquema para a Grande Tribulação.
Se soubéssemos o que é Grande Tribulação, daríamos mais valor à nossa salvação. Como Deus é conhecedor de todas as coisas, tanto no passado como no presente e no futuro, Ele é longânimo não querendo que ninguém se perca, e usa a sua paciência para com os homens, querendo que eles se arrependam e se convertam ao seu amado Filho. E assim sejam salvos. Devemos entender que a Grande Tribulação será o tempo da manifestação da Ira divina, sobre a impiedade dos homens, que rejeitaram o seu Filho Jesus Cristo.
-Nomes que identificam a Grande Tribulação.
-Tempo de angústia de Jacó: Jr 30.7, Lc 21.26, Sf 1.15
-Ira Futura: l Ts 1.10
-Dia da vingança: Isaías 61.1,2, Lc 4.14-21.
-O que provocará a tremenda angústia na Grande Tribulação?

a) O governo mundial do Anti-Cristo com eficácia e poder de Satanás. ( l Ts 2.9)
b) A execução do castigo de Deus em três séries distintas:

1-Abertura dos setes selos Ap 6.1-17; 8.1-5

2-O soar das setes trombetas Ap 8.6-21; 9.15-18
3-O derramar das setes taças da ira de Deus Ap 16.1-21
-A Igreja passará pela Grande Tribulação? Conforme a Palavra de Deus, não.

1) A Grande Tribulação é para o povo de Israel e para o mundo que rejeitaram o Messias.
Jeremias 30.4-9
4 São estas as palavras que disse o SENHOR acerca de Israel e de Judá:
5 Assim diz o SENHOR: Ouvimos uma voz de tremor e de temor e não de paz.
6 Perguntai, pois, e vede se, acaso, um homem tem dores de parto. Por que vejo, pois, a cada homem com as mãos na cintura, como a que está dando à luz? E por que se tornaram pálidos todos os rostos?
7 Ah! Que grande é aquele dia, e não há outro semelhante! É tempo de angústia para Jacó; ele, porém, será livre dela.
8 Naquele dia, diz o SENHOR dos Exércitos, eu quebrarei o seu jugo de sobre o teu pescoço e quebrarei os teus canzis; e nunca mais estrangeiros farão escravo este povo,
9 que servirá ao SENHOR, seu Deus, como também a Davi, seu rei, que lhe levantarei.
Daniel 12.1 ¶ E, naquele tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta pelos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas, naquele tempo, livrar-se-á o teu povo, todo aquele que se achar escrito no livro.
2) Quanto o arrebatamento, não sabemos o dia nem a hora.
Mateus 24.36-39 Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai.
37 Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem.
38 Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca,
39 e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem.
Obs: Quando Jesus disse que não sabia o dia e nem a hora do arrebatamento,ele ainda não tinha sido glorificado pelo Pai, mas agora Ele sabe o dia que virá buscar a sua Igreja.
3) O período da Igreja aqui na terra é entre 69 a 70 semana. (69<...... Igreja.....>70).

Daniel 9.26 Depois das sessenta e duas semanas, será morto o Ungido e já não estará; e o povo de um príncipe que há de vir destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será num dilúvio, e até ao fim haverá guerra; desolações são determinadas.

4) A septuagésima semana é 7 (anos), é a Grande Tribulação.

Daniel 12.1 ¶ E, naquele tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta pelos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas, naquele tempo, livrar-se-á o teu povo, todo aquele que se achar escrito no livro.

A Grande Tribulação, é um tempo de ira de Deus. Para os salvos a ira de Deus já passou.

Isaías 12.1,2 ¶ Orarás naquele dia: Graças te dou, ó SENHOR, porque, ainda que te iraste contra mim, a tua ira se retirou, e tu me consolas.
2 Eis que Deus é a minha salvação; confiarei e não temerei, porque o SENHOR Deus é a minha força e o meu cântico; ele se tornou a minha salvação.
Diz a Palavra de Deus que já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus.

Romanos 8.11 ¶ Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.
Nós seremos salvos da "Ira Futura" ( Grande Tribulação).

I Tessalonicenses 1.8-10

8 Porque de vós repercutiu a palavra do Senhor não só na Macedônia e Acaia, mas também por toda parte se divulgou a vossa fé para com Deus, a tal ponto de não termos necessidade de acrescentar coisa alguma;
9 pois eles mesmos, no tocante a nós, proclamam que repercussão teve o nosso ingresso no vosso meio, e como, deixando os ídolos, vos convertestes a Deus, para servirdes o Deus vivo e verdadeiro
10 e para aguardardes dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, Jesus, que nos livra da ira vindoura.

O Justo é levado antes do mal.

Isaías 57.1,2

1 ¶ Perece o justo, e não há quem se impressione com isso; e os homens piedosos são arrebatados sem que alguém considere nesse fato; pois o justo é levado antes que venha o mal
2 e entra na paz; descansam no seu leito os que andam em retidão.

5) O destino da Igreja dito por Jesus:

Lucas 21.25-36

25 Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; sobre a terra, angústia entre as nações em perplexidade por causa do bramido do mar e das ondas;
26 haverá homens que desmaiarão de terror e pela expectativa das coisas que sobrevirão ao mundo; pois os poderes dos céus serão abalados.
27 Então, se verá o Filho do Homem vindo numa nuvem, com poder e grande glória.
28 Ora, ao começarem estas coisas a suceder, exultai e erguei a vossa cabeça; porque a vossa redenção se aproxima.
29 ¶ Ainda lhes propôs uma parábola, dizendo: Vede a figueira e todas as árvores.
30 Quando começam a brotar, vendo-o, sabeis, por vós mesmos, que o verão está próximo.
31 Assim também, quando virdes acontecerem estas coisas, sabei que está próximo o reino de Deus.
32 Em verdade vos digo que não passará esta geração, sem que tudo isto aconteça.
33 Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão.
34 Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as conseqüências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço.
35 Pois há de sobrevir a todos os que vivem sobre a face de toda a terra.
36 Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do Homem.

O Senhor nos prometeu guardar-nos do mal, que virá sobre a terra:

Apocalipse 3.10 Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra.

6) A Trombeta de I Coríntios 15.52, é para o arrebatamento da Igreja.

I Coríntios 15.51,52

51 ¶ Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos,
52 num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.

7) A Trombeta de Apocalipse 10.7, é uma Trombeta de Juízo:

Apocalipse 10.7 mas, nos dias da voz do sétimo anjo, quando ele estiver para tocar a trombeta, cumprir-se-á, então, o mistério de Deus, segundo ele anunciou aos seus servos, os profetas.
8) José casou-se com Asená depois de rejeitado por seus irmãos, sete anos da fome. A Igreja rejeitada por Israel, vai ser arrebatada antes dos sete anos de Grande Tribulação.

9) A Bíblia nos mostra uma grande multidão de salvos da Grande Tribulação:

Apocalipse7. 11-14

11 Todos os anjos estavam de pé rodeando o trono, os anciãos e os quatro seres viventes, e ante o trono se prostraram sobre o seu rosto, e adoraram a Deus,
12 dizendo: Amém! O louvor, e a glória, e a sabedoria, e as ações de graças, e a honra, e o poder, e a força sejam ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém!
13 ¶ Um dos anciãos tomou a palavra, dizendo: Estes, que se vestem de vestiduras brancas, quem são e donde vieram?
14 Respondi-lhe: meu Senhor, tu o sabes. Ele, então, me disse: São estes os que vêm da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro,
10) Quando João o Apóstolo recebeu a visão, ele registrou: Depois destas coisas- Isto é, Após o tempo da Igreja aqui na terra.
Apocalipse 4.1 ¶ Depois destas coisas olhei, e eis não somente uma porta aberta no céu, como também a primeira voz que ouvi, como de trombeta ao falar comigo, dizendo: Sobe para aqui, e te mostrarei o que deve acontecer depois destas coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário