sábado, 13 de fevereiro de 2010

Interpretando Romanos 8.28-30



Introdução.
Antes de iniciar este estudo, gostaria de deixar bem claro que o Espírito de Deus, é o verdadeiro interprete das Escrituras Sagradas, e conforme está registrado na Bíblia; nenhuma passagem das Escrituras Sagradas é de particular interpretação, ou seja; ela não é ferramenta usada para meu bel prazer, ou até mesmo, para preencher lacunas do ego religioso do ser humano. Deixo bem claro de que a interpretação das Escrituras é dada pelo próprio autor e interprete que é o Espírito Santo, e que a interpretação dada a nós por ele, visa à edificação da Igreja de Cristo Jesus, que é o próprio Corpo místico de Cristo aqui na terra. Porque digo Isto? Conforme relatado em (Romanos 8.26-27), o Espírito Santo está sempre nos assistindo em nossa fraqueza, ele sempre podemos dizer assim humanamente falando; permanece 24 horas de olho naqueles que são chamados para a vida eterna em Cristo Jesus, porque ele sendo Deus, sabe de que somos fracos, e somos dependentes dele, para Ele, e por Ele. Nós não sabemos orar, da forma perfeita, porque nascemos em pecado, e carregamos dentro de nós, mesmo sendo agora uma nova criatura, o velho homem que a cada dia se corrompe, ou seja; a velha natureza pecaminosa. A prova disto é que mesmo vivendo a nossa nova vida em Cristo, ou seja, a vida espiritual, o nosso corpo carnal, carrega dentro de si a maldição do pecado, pois esse corpo natural, vai se desfazendo, envelhecendo e morrendo até voltar ao pó. E isto acontece não só conosco que estamos em Cristo, mas com toda a criação de Deus, por isso haverá a necessidade de Jesus vim salvar o seu corpo que é a Igreja, e Ele ressuscitará nosso corpo mortal, em um corpo imortal, e assim estaremos para sempre com o Senhor (I Ts 4.17).
Vejamos:
Romanos 8.26 ¶ Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis.
27 E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos.
Romanos 8.22 Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora.
Vamos agora dar continuidade a interpretação de Romanos 8.28-30
28 Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
29 ¶ Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
30 E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.
Versículo 28: Aqui não está dizendo “De todos que amam a Deus”, mas sim; Daqueles que amam a Deus. Aqui está apontando para os que amam a Deus. Agora Veja:
Mateus 19.11 Jesus, porém, lhes respondeu: Nem todos são aptos para receber este conceito, mas apenas aqueles a quem é dado.
João 13.11 Pois ele sabia quem era o traidor. Foi por isso que disse: Nem todos estais limpos.
Romanos 9.6 E não pensemos que a palavra de Deus haja falhado, porque nem todos os de Israel são, de fato, israelitas;
Romanos 10.16 Mas nem todos obedeceram ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem acreditou na nossa pregação?
Vejam de que a Bíblia interpreta a si mesma. Então podemos chegar à conclusão de que, nem todos que estão sobre o Globo terrestre amam a Deus, mas aqueles que ouvem a Palavra e a recebem e pratica em seu coração, é que verdadeiramente amam o Criador. Jesus Mesmo disse:
Mateus 7.24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha;
Em outra passagem o Senhor Jesus diz: João 10.27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.
A própria natureza testifica disto: A ovelha obedece somente ao pastor, porque conhece a sua voz. Nós obedecemos a Deus, porque conhecemos a sua voz, e ele, em Jesus Cristo, é o nosso Sumo pastor. O Nosso amado e irmão Pedro pelo Espírito Santo disse:
1 Pedro 2.25 Porque estáveis desgarrados como ovelhas; agora, porém, vos convertestes ao Pastor e Bispo da vossa alma.
Aleluia! Ele nos chamou segundo o seu propósito, e o seu propósito é salvar as almas que se perderam:
Lucas 19. 10 Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido.
Mateus 11.28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.
29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.
30 Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.
Você já ouviu o seu chamado da parte dele? Então, siga-me os bons!
Versículo 29 Aos que de antemão conheceu.
Deus conhece o homem bem antes de ele ser formado no ventre da sua mãe:
Salmos 135.14 Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem;
15 os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra.
Ainda no versículo 29... Os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho
Quando Deus chama o homem para ser salvo, e ele dá ouvido, ou seja, obedece ao chamado através da voz de Deus nós podemos claramente entender de que naquele momento, o homem passa a ser predestinado à salvação.
Versículo 30... E aos que predestinou, a esses também chamou
E aos que predestinou, a esses também chamou. Aqui não está dizendo: a esses também os chamou. Se assim estivesse escrito, Deus estaria apontando somente para alguns, então poderíamos dizer sem medo de errar, que Deus seria um pluralista, egoísta e de que faria acepção de pessoas. Nosso Deus é Amor, e além de Amor Ele também é Justiça nossa, e ama todas as suas criaturas! Ele Ama o Pecador, mas não pode amar o pecado.
Ainda no versículo 30... e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.
Se Deus tivesse predestinado os homens para a salvação, antes mesmo de eles terem nascidos, então Ele seria um Deus mentiroso, acostumado a robotizar as suas criaturas. E jamais Ele enviaria seu Filho para morrer por todos os pecadores. Mas Ele, sendo o Deus misericordioso, benigno, compassivo e longânime, espera resultados de arrependimento por parte do pecador, porque a vontade dele, é que nenhuma de suas criaturas, se percam, mas que cheguem ao pleno conhecimento de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor!
Conclusão
Então podemos concluir este estudo afirmando a todos os homens de que a Palavra de Deus é o meio pelo qual Ele (DEUS) nos apresenta a Salvação encontrada em Cristo Jesus, e a fé é o meio pelo qual aceitamos esta tão gloriosa Salvação através do Seu Santo Espírito!
João 14.6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.
Que Deus em Cristo abençoe a todos.

WWW.aguavivaaguadavida.blogspot.com
WWW.camposide.blogspot.com

3 comentários:

  1. Olá irmão Wanderley, seu novo Blog está bem bacana: conteúdo, lay out, widgets. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Shalom!

    Uma alegria conhecer seu blog. O Eterno resplandeça o rosto Dele sobre ti!

    Medite em Pv 23.23

    Nele, Pr Marcello

    Visite: http://davarelohim.blogspot.com/

    e veja o interessante texto: A Trindade em Isaías 63?

    P.s>>> Caso vc se identifique com o blog, torne um seguidor. Será uma honra!

    Grato!

    ResponderExcluir
  3. agradeço a Deus, pela vida de voces amados. Obrigado
    pela visita de voces, e pelos elogios.
    Deus abençõe a cada dia a vida de voces. No amor de Cristo Jesus nosso Senhor!

    ResponderExcluir