quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Cristo

Palavra portuguesa. Cristo é transliteração do adjetivo verbal grego, cristós, que tem o significado de “ungido”. Em Israel desde os tempos remotos, os sumos sacerdotes e os reis eram ungidos. Essa unção servia de confirmação externa da escolha divina, que conferia a eles, os seus respectivos ofícios. Podemos observar os trechos bíblicos no Velho Testamento a respeito da unção de Saul, e Davi, que a respeito de sua unção, o Espírito de Deus se apossou poderosamente na vida deles. O rei da Pérsia, Ciro também foi ungido por Deus para realizar certa tarefa divina, conforme pode ser visto em Isaias 45.1.
Essa palavra hebraica foi absorvida pelo grego sobre a forma modificada de mashiach que tem o mesmo sentido, e daí que vem a nossa palavra portuguesa que se diz Messias.
Cristo significa messias ou ungido de Deus. Agora vejamos algumas das verdades a respeito do Cristo:

Cristo, como a verdade.

Ele é a verdade de Deus, porque nesta qualidade de “logos” verbo eterno, ele é a perfeita vontade, perfeita revelação de Deus e de sua verdade. Isto em sentido amplo não só para os homens, mas sim, para toda a sua criação. Jesus é a verdade do caminho pelo qual todos os homens devam trilhar para que possam retornar ao seio do Pai Eterno. Em Cristo se encontra tudo que os homens precisam saber sobre a natureza de Deus, sobre seus propósitos e projetos para com o pecador, por mais que eles, pela incredulidade, dureza de coração e teimosia, procuram se afastar dessas verdades. O próprio Cristo é divino, e assim nos tem mostrado qual a natureza de Deus, ou a verdadeira forma de vida que ele possui, a qual ele está transmitindo aos homens através de Cristo Jesus seu Filho amado. Não tem como o ser humano fugir desta verdade, por mais que ele venha a se camuflar nas religiões e filosofias humanas, ele sempre levará cravado em seu coração, de que Cristo é a verdade de Deus, porque esse é o propósito do Pai, revelar essa verdade através de seu Filho, e ninguém jamais, e nenhuma outra criatura, poderá frustrar essa verdade soberana e transmissível de Deus Pai, a respeito de Deus Filho.

Cristo, como a vida.

Cristo é a vida, e ele compartilha essa vida, aos regenerados pelo seu Espírito Santo. E a vontade dele, é que todos os homens sejam participantes desta vida:
João 5.25 Em verdade, em verdade vos digo que vem à hora e já chegou em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão.
26 Porque assim como o Pai tem vida em si mesmo, também concedeu ao Filho ter vida em si mesmo.
João 3.13 Ora, ninguém subiu ao céu, senão aquele que de lá desceu, a saber, o Filho do Homem que está no céu.
14 E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado,
15 para que todo o que nele crê tenha a vida eterna.

Cristo, como o caminho.

Jesus Cristo é o caminho que leva de retorno o homem a Deus. Ele é o caminho atual, e será o caminho da salvação além do sepulcro. Ele é, por mais que os homens indoutos e inconstantes venham a negar essa verdade. Os homens podem progredir em suas idéias, e sabedorias que se acabam aqui, mas Cristo está acima de qualquer conhecimento ou limitação humana, e Ele sendo o caminho seguro podemos então, com toda certeza e fé, adentrar por esse caminho que sempre e eternamente nos guiará em toda a verdade, e em toda a vida. Existem caminhos que para os homens parecem perfeitos, mas na verdade não o são, pois os conduzem a caminhos de morte, mas Cristo é o contrário, ele nos conduz a vida Eterna! Ele é o nosso porto seguro.

Wanderley Campos WWW.aguavivaaguadavida.blogspot.com
WWW.camposide.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário