segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

10-O Juízo Final

O julgamento final será diante do Grande Trono Branco. Após esse julgamento a humanidade entrará na eternidade e a situação eterna de cada um será conseqüência da forma de como essa pessoa viveu neste mundo.

-Quem será o Juiz?

Deus Pai, é o Juiz de toda a terra. Mas Ele entregou ao Filho todo o Juízo. Assim, Cristo quando na terra tinha poder para perdoar pecados, agora tem todo poder para julgar e condenar o pecador não arrependido. E ao lado dele a Igreja glorificada.

Gênesis 18.25 Longe de ti o fazeres tal coisa, matares o justo com o ímpio, como se o justo fosse igual ao ímpio; longe de ti. Não fará justiça o Juiz de toda a terra?
João 5.22-27

22 E o Pai a ninguém julga, mas ao Filho confiou todo julgamento,
23 a fim de que todos honrem o Filho do modo por que honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai que o enviou.
24 Em verdade, em verdade vos digo: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.
25 Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão.
26 Porque assim como o Pai tem vida em si mesmo, também concedeu ao Filho ter vida em si mesmo.
27 E lhe deu autoridade para julgar, porque é o Filho do Homem.

Atos 10.42 e nos mandou pregar ao povo e testificar que ele é quem foi constituído por Deus Juiz de vivos e de mortos.
l Coríntios 6.2 Ou não sabeis que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deverá ser julgado por vós, sois, acaso, indignos de julgar as coisas mínimas?
3 Não sabeis que havemos de julgar os próprios anjos? Quanto mais as coisas desta vida!

-Quem comparecerá ao julgamento?

a) Todos os ímpios que morreram, desde o princípio da criação, até o fim do Milênio, ressuscitados em corpos imperecíveis, mas, carregados de pecado.

b) Todos os salvos que morreram durante o Milênio, ressuscitados em corpos de glória.

c) Todos os que estiverem vivos no fim do Milênio, tanto ímpios como justos.

d) Os anjos caídos. ll Pedro 2.4, Judas 6.

O mar e o hades darão os mortos que neles existirão. Apocalipse 20.13.

-Como será processado o julgamento?

A lei segundo a qual todos serão julgados é a Palavra de Deus. “O “Julgamento será individual, e de acordo com o registro das obras de cada um nos livros de Deus”“.” e abriram-se os livros”; e abriu-se outro livro que é o da vida; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritos nos livros, segundo as suas obras" Ap 20.12. Pelo menos dois livros serão consultados por ocasião do julgamento: O das obras e o da vida. Não haverá necessidade de advogado de defesa, porque o Juiz é infalível.

-Qual será a sentença?

a) Aqueles cujos nomes forem encontrados no Livro da Vida serão convidados a entrar no céu.

b) Aqueles cujos nomes não foram encontrados no Livro da Vida serão lançados no lago de fogo. Ap 20.15.

Conclusão:

Depois do Julgamento Final, o tempo deixará de existir, e toda a humanidade estará na eternidade. Uns Eternamente vivos na presença de Deus, que é a vida Eterna, e outros eternamente banidos da presença de Deus, que é a morte Eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário