segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

12-A Morte

- O QUE É MORTE.

A morte é o primeiro efeito externo ou manifestação visível do pecado. A prova de que todos são pecadores é que todos morrem. Até a natureza,os seres vivos morrem, devido o pecado ter afetado toda a criação de Deus.Ela será o último efeito do pecado do qual nós que estamos em Cristo Jesus seremos salvos, ( Romanos 5.17; I Coríntios 15.26).

Esta palavra aparece pela primeira vez em Gênesis 2.17 e vai percorrer toda a história humana até o Juízo final, quando então será aniquilada de uma vez por todas- Apocalipse 20.14.

A morte é a separação da alma e espírito do corpo, pela qual o homem é introduzido no mundo invisível.

A morte opera em dois modos: No físico e no espiritual.

a) No sentido físico a morte separa a alma e espírito do corpo, rompendo assim as relações naturais com a vida.

II Samuel 14.14 Porque temos de morrer e somos como águas derramadas na terra que já não se podem juntar; pois Deus não tira a vida, mas cogita meios para que o banido não permaneça arrojado de sua presença.

-O que acontece com o corpo quando é sepultado? Depois de alguns dias, terá se desfeito e esvaído como águas derramadas na terra. É isso que a morte física acarreta literalmente.
b) A morte no sentido espiritual positivo é o rompimento das relações vitais do homem com o pecado, quando ele entrega a sua vida a Cristo,essa pessoa morre espiritualmente para o mundo de pecado. O Pecado já não tem domínio sobre ela, porque está morta para o pecado. Já no sentido negativo no presente, a morte é a separação do homem de Deus.Essa pessoa está viva fisicamente, mas espiritualmente ela está morta, pois se afastou de Deus por causa do pecado. Por isso o pecado por si mesmo é " morte' . Essa morte é a mais terrível, e somente o Senhor Jesus é que nos liberta definitivamente dela. Ele a aboliu ( II Coríntios 1.10). Em algumas passagens Bíblicas a morte se refere a um estado, em outras porém, como um personagem ( Jó 28.22; I Coríntios 15.26; Apocalipse 6.8;20.14). Quem não recebeu o Jesus como seu Senhor e Salvador, ainda está morto em seus delitos e pecados espiritualmente falando. Se essa pessoa não se converter e morrer fisicamente,no futuro ela entrará em Juízo e estará eternamente banido da presença de Deus para sempre, que é a segunda morte ( Apocalipse 2.11).

-As Falsa Teorias que rejeitam o ensino real da Bíblia sobre a morte eterna para os ímpios:

1) Teoria Universalista: Ensina que Deus é bom demais para excluir alguém. Jesus morreu por todos, por isso todos serão salvos.

2) Teoria restauracionista: Ensina que Deus ao final de todas as coisas , restaurará todas as coisas e todos enfim, serão salvos.

3) Teoria do Purgatório: Ensina que, quando uma pessoa morre neste mundo, tem a oportunidade de recuperação num período probatório. Neste período, a culpa dos pecados cometidos, poderá ser aliviada enquanto aquele pecador paga por seus pecados, tendo, ainda, a ajuda das orações pelos mortos da parte dos amigos e entes queridos do falecido.

4) Teoria da aniquilação: Seus adeptos tomam como base II Tessalonicenses 1.8,9), destacam a expressão "eterna perdição" e a traduzem por eterna extinção. A palavra " EXTINGUIR" no lugar de " ANIQUILAR" dá uma idéia que contraria a doutrina do castigo eterno como ensinada na Bíblia Sagrada. De fato o sentido real da expressão é banimento da presença de Deus, e não de extinção, como a folha de papel se extingue no fogo.

Conclusão:

A morte é a prova máxima da fé Cristã, que produz nos crentes uma consciência de vitória ( I Pedro 4.12,13). Os sofrimentos e as aflições dessa vida são temporais, e aperfeiçoam nossa esperança para enfrentar a morte física, que se constitui num trampolim para a vida eterna. Ela se torna a porta que se abre para o céu de glória através do Senhor Jesus. Quando um Cristão morre descansa, dorme no Senhor ( II Tessalonicense.1.7). Ao invés de derrota a morte significa vitória ganho ( Filipenses 1.21).

A Bíblia consola os cristãos acerca dos que já morreram em Cristo Jesus. Ela declara que a morte do crente é agradável aos olhos do Senhor ( Salmo 116,15). Diz também que morrer em Cristo é estar presente com o Senhor ( II Coríntios 5.8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário