quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Homem


O homem.
É uma criatura de natureza dupla, ou seja; participa da natureza dos animais através de seu corpo físico, e também da natureza dos espíritos, porquanto tem espírito. É como se o corpo do homem fosse à bainha da espada, e o espírito a própria espada. Algumas filosofias reduzem o homem à mera natureza humana, negando ou pondo em dúvida a realidade da dimensão espiritual humana. O homem não é somente a coroa da criação de Deus, mas também é objeto de um especial cuidado de Deus, e Deus, na sua infinita e misericórdia bondade, nunca abandonou o homem. Ele se importa com as suas criaturas, essa é uma grande verdade. Deus sempre cuidou do homem, e a prova disto é que lá no Jardim do Édem, Deus ia visitá-lo na virada do dia.
Há uma tentativa por parte do homem de explicar a sua origem e conseqüentemente o seu fim procurando excluir a idéia de um Criador. Nesse colapso surge a teoria da evolução, ensinando que a vida surgiu de um protoplasma, e foi evoluindo através de milhões e milhões de anos ganhando, complexidade e sobrevivendo pela chamada seleção natural permitindo que novas espécies humanas viessem a surgir. Esta teoria é cientifica e filosófica que tenta explicar a origem e o processo de tudo que há no universo, à parte de Deus. Qual a problemática em tudo isso? “Reduz” Deus, mediante seus conceitos e eleva o homem mostrando que o mesmo é superior aos animais, a evolução degrada-o. O evolucionismo aniquila a fé na Palavra de Deus, ignora por completo a obra de Cristo a favor do homem. Uma pessoa normal, não pode crer na evolução e ao mesmo tempo em Jesus Cristo. Só um Cristão impregnado de Doutrinas Bíblicas e de fé sólida em Deus e em sua Palavra, resiste firmemente e detém a avalanche do materialismo que se abate sobre si, há qual cada dia solapa o espírito dos prevenidos, mesmo os bem intencionados. O materialismo afirma que, antes de tudo existiam a matéria e a força; mas se perguntar a eles como, quando e onde isto surgiu, eles silenciam. Se perguntarmos como surgiu a única célula viva que deu origem todas as formas à vida vegetal e animal, eles também não explicam como apareceu.
Voltando a falar do homem:
Ele foi criado por Deus, não evoluído de outra espécie. (Gn 1.27; 2.7).
O homem foi formado por Deus do pó da terra. (Homem “húmus” terra).
O homem é um ser físico, vejamos:
Físico é o aspecto pelo qual o homem é mais bem identificado materialmente falando. Por ele o branco se distingue do negro, o grande do pequeno, o obeso do magro, e o belo do feio. Você sabia que:
O corpo humano possui 150 ossos e 500 músculos. O peso do sangue de um adulto é cerca de 20 Kg. O coração humano bate aproximadamente cerca de 70 vezes por minuto. Cada pulsação desloca 44 gramas de sangue que somada s por 24 horas dá um total de 5.850 Kg diários. Toda massa do sangue passa pelo coração em apenas três minutos. O pulmão do homem contém normalmente 5 litros de ar. O homem respira 1.200 vezes por hora, gastando 306 litros de ar. O corpo humano possui 13 elementos, sendo oito sólidos e cinco gasosos.
Um homem pesando cerca de 80 Kg é constituído de:
44 Kg de oxigênio, sete de hidrogênio, 173 gramas de azoto, 600 gramas de cloro, 100 gramas de enxofre o suficiente para matar as pulgas de três cães de tamanho médio; 1700 gramas de cálcio, 800 gramas de potássio, 50 gramas de ferro, o bastante para fazer cinco pregos traves sais; gordura suficiente para sete barras de sabão em pedra, açúcar suficiente para sete xícaras de chá, fósforo suficiente para fazer 2000 palitos para se acender fogo, magnésio suficiente para uma dose de sais, cal bastante para pintar vinte metros de parede.
Mas o homem é muito mais que um amontoado de agentes químicos. Ele é muito mais que carne e osso. O homem é um ser espiritual, pois Deus o fez alma vivente, (Gn 2.7). Ele é não só um ser transitório, isto é, de existência física limitada. O homem é um ser que Deus ao criá-lo, destinou-o a Eternidade. Glória á Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário