segunda-feira, 14 de junho de 2010

ROMANISMO: CRISTIANISMO ADULTERADO VI


O BATISMO Á LUZ DA BÍBLIA

A palavra batismo vem do grego Baptisma e quer dizer "Mergulhar". É um mergulho no Corpo de Cristo. O texto bíblico que mais nos esclarece a respeito da simbologia do batismo está em Romanos 6.3,4 que diz: "Não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com Ele pelo batismo na morte; para que como Cristo ressuscitou dos mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida"

Se de fato amarmos a Jesus, com grande alegria desceremos as águas batismais, pois fazendo assim, estaremos demonstrando pública e claramente a nossa fé nEle e o nosso desejo de seguí-lo para sempre.

Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com Ele crucificado e que agora estamos mortos para o pecado, mas vivos para com Deus em Cristo Jesus nosso Senhor."(Rm 6.11).



SIMBOLOGIA DO BATISMO

O ato de entrar-mos nas águas representa a sua morte, quando estamos submersos o seu sepultamento (que foi rápido, pois as cadeias da morte não puderam conter o Príncipe da Vida), mas quando somos levantados das águas, representando sua ressurreição, nascemos para uma nova vida de obediência e serviço a Deus.

O Batismo é , portanto, um ato simbólico da transformação que já ocorreu em nosso interior, ou seja, o Novo Nascimento ensinado por Jesus em João 3.1-8, e é realizado pelos crentes por se constituir uma ordenança de nosso Senhor Jesus Cristo (Mt 28.19) que deseja que pelo batismo nós nos identifiquemos com Ele.

O batismo infantil realizado pela igreja católica anula o mandamento divino de que seja o batismo um selo de fé, de arrependimento, e de experiência pessoal.

"Quem crer e for batizado será salvo..." (Mc 16.16)



PORQUE NÃO BATIZAMOS CRIANÇAS ?

Se analisar-mos a Bíblia veremos que Jesus não foi batizado por seus pais logo quando nascido, mas somente apresentado no templo para ser consagrado ao Senhor (Lc 2.22,23). Jesus batizou-se aos quase trinta anos, quando Ele próprio foi Ter com João Batista, junto ao rio Jordão (Mt 3.13).



QUEM DEVE SE BATIZAR ?

Todos aqueles que já fizeram uma decisão consciente ao lado de Jesus , podem e devem se batizar. Duas condições porém são necessárias: ARREPENDIMENTO e FÉ (Mc1.15). Além de crer e se arrepender , é necessário confessar a Cristo como Salvador (Mt 10.32 ; Rm 10.9). Uma criança é óbvio, não possui maturidade para crer, não tem condições de arrependimento, muito menos de fazer uma confissão de fé ( visto que ainda não sabe falar ), portanto não devem ser batizadas. O fato do carcereiro de Filipos Ter sido batizado com toda a sua casa, não prova o contrário, uma vez que a Bíblia não registra se havia crianças ali.

A Bíblia diz: "Instrui ao menino no caminho em que ele deve andar..." (Pv 22.6). Cabe a nós, pais, instruí-los "na doutrina e admoestação do Senhor" (Ef 6.4b) e orar contínuamente por eles, pedindo a Deus que também possam salvar-se. Mais tarde certamente farão uma decisão ao lado do Senhor.

Um exemplo bíblico é o de Timóteo, que possuía uma fé viva herdada de sua avó Lóide e de sua mãe Eunice que o ensinaram desde a sua meninice a conhecer as sagradas letras que o fizeram sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus (II Tm 3.15).

O batismo infantil realizado pela igreja católica anula o mandamento divino de que seja o batismo um selo de fé, de arrependimento, e de experiência pessoal.

Jesus jamais batizou uma criança. Somente "abraçando os meninos, os abençoava, impondo-lhes as mãos" (Mc 10.16). Tampouco tal costume foi começado por João Batista ou por algum dos apóstolos. Se os filhos de pais crentes morrerem pequenos não morrerão "pagãos", como dizem os católicos "porque dos tais é o reino de Deus" (Mc 10.14).



O BATISMO DEVE SER POR ASPERSÃO, EFUSÃO OU POR IMERSÃO ?

Se o rito batismal devesse ser por aspersão, a palavra grega usada nas passagens bíblicas seria "Rhantixo" que significa "aspergir". Se fosse também por efusão, a palavrinha grega seria "Okxeo" que quer dizer "derramar, entornar, efundir". Mas o Espírito Santo, usando da língua grega, o veículo de expressão mais perfeito que jamais existiu entre os homens, escolheu as palavras "Baptizo" e "Baptisma" e sua original "Bapto" que é igual a mergulhar, imergir, submergir; pois era a que mais perfeitamente descrevia tão glorioso rito. Nunca a aspersão ou a efusão poderiam tão bem simbolizar esta grande transformação espiritual, a de passar da morte para a vida.



ORIGEM DA ASPERSÃO E DA EFUSÃO

Como podemos demonstrar por documentos da igreja primitiva, o costume universal, no princípio, era o de batizar os crentes por imersão, sendo o corpo inteiro submerso em água. Mais tarde começaram a fazer algumas excessões, para pessoas doentes, com o fim de facilitar, batizando-as por efusão. Chamavam então a isso de "batismo Klinikoi"(batismo na cama). Mas nem no século II achou este batismo plena aceitação, pois encontrou sempre contestação. Mesmo no século IX foi considerado como excepcional. Só no século XIII, com a mais extensa prática do batismo infantil, foi que o batismo por efusão ou aspersão , encontrou bom ambiente para uma aceitação mais ou menos geral. O mais forte argumento a favor da efusão foi o de ser "mais conveniente". A Igreja havia apostatado a tal ponto que a conveniência importava mais do que o mandamento do Senhor Jesus! A igreja romana passou a adotar então oficialmente a efusão, até os dias de hoje.



CONCLUSÃO

Melancólicamente a igreja romana batiza crianças, o que não é bíblico, e tenta justificar o fato da criança não Ter feito sua própria decisão na Crisma, que é a confirmação do batismo. Ora, os fins não justificam os meios; não adianta tapar o sol com a peneira. Batismo é para novos crentes, que já renunciaram as concupiscências do mundo , recebendo Cristo como Salvador. Nem a crisma, nem a 1a comunhão, justificam o ato errôneo de se batizar crianças. Muitos pais sabem disso, mas para não contrariar alguns familiares escolhem por desobedecer a Deus, transgredindo o Seu mandamento por causa da sua tradição, o que é lamentável.

Concluo afirmando que o batismo infantil não tem valor algum diante de Deus, e que o mais correto a fazer é seguir o exemplo que Ele próprio nos deixou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário